sábado, 2 de março de 2013

TER BARBA FAZ BEM À SAÚDE




Se alguém ousar falar mal da sua estimada barba, não se abale. Ela faz bem para a sua saúde: protege contra alergias e tosse. E ainda funciona como protetor solar.
Quem cuidou de provar os benefícios foi o pessoal da Universidade de Southern Queensland, na Austrália. Os pesquisadores expuseram manequins ao sol – metade ganhou uma bela barba feita de Barba de pau (uma espécie de planta que se apoia em outras para viver), enquanto a outra parte continuou com a cara lisinha –, e depois mediram a quantidade de radiaçãoabsorvida por cada um deles. Os barbados tiveram quase 35% menos de exposição aos raios UV. Dependendo do tamanho e grossura dos pelos, a barba pode funcionar como um protetor solar com FPS de até 21.
E tem mais. Dizem os pesquisadores que o bigode serve como uma barreira de proteção contra as bactérias trazidas pela poeira. Em alguns casos, é essa sujeira toda que desencadeia os sintomas da asma. E se a barba for longa, cobrir parte do pescoço, os ataques de tosse causados por inflamações na garganta podem durar menos tempo. É que a barba deixa a região mais aquecida.
Por último, sua barba ainda te deixa jovem por mais tempo – pelo menos na região facial. Com o rosto coberto, a pele se protege melhor contra o vento e permanece hidratada por mais tempo.
Só não dá para ser largado ao extremo e deixar a barba toda suja, ok? E sem pelos encravados.
- See more at: http://www.jfmidia.com/search?updated-max=2013-02-26T21:36:00-03:00#sthash.hcYvL1Ja.dpuf

Um comentário: